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Plano de Negócio

Como elaborar um Plano de Negócio?
Um roteiro precioso para você planejar a sua empresa e criar documento vivo que descreve os objetivos de um negócio.

O Plano de Negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver um é sinal de maturidade e planejamento. O Plano de Negócio para quem quer iniciar uma empresa traz mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral, é necessário fazer um planejamento, ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque assim desejamos, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idéias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio! E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para a organização das idéias é que foi criado o Plano de Negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa do percurso.

O Plano de Negócio irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo de atividade, os produtos e serviços que a empresa irá oferecer, os clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa. Ao final, o Plano de Negócio irá ajudar a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar meu negócio?”.

Lembre-se de que a preparação de um Plano de Negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita, mas muita criatividade!

O que é preciso conhecer?
Dados cujo conhecimento é necessário para o desenvolvimento do negócio.

- Conhecer o Ramo de Atividade: Definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas das medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio;

- Conhecer o Ramo de Atividade (II): É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino);

- Conhecer o Mercado Consumidor: O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor;

- Conhecer o Mercado Fornecedor: Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (Mercado Fornecedor). O conhecimento desse mercado se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento;

- Conhecer o Mercado Concorrente: O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que sua empresa pretende oferecer. Esse mercado deve ser analisado de maneira que sejam identificados: Quem são os concorrentes?; Quais mercadorias ou serviços oferecem?; Quais são as vendas efetuadas pelo concorrente?; Quais os pontos fortes e fracos da concorrência?; Fidelidade da clientela em relação à concorrência?;

- Definir Produtos a serem Fabricados: Mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso conhecer detalhes do seu produto / serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto / serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc;

- Analisar a Localização da Empresa: Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento;

- Conhecer Marketing: Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4P ‘pes’: Produto, Preço, Propaganda (Comunicação) e Praça - PDV (Pontos de Venda);

- Processo Operacional: Este item trata do ‘como fazer’. Devem ser abordadas questões de suma importância (Golden Questions) como: Que trabalho será feito e quais as fases de fabricação / venda / prestação de serviços?; Quem fará?; Com que material?; Com que equipamento?; Quando fará? De que forma fará?. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: O empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado, etc;

- Projeção do Volume de Produção, de Vendas ou de Serviços: É prudente que o empreendedor / empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; Os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; A disponibilidade de pessoal; A capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; A disponibilidade de recursos financeiros; A disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários;

- Projeção da Necessidade de Pessoal: Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação elas deverão ter;

- Análise Financeira: É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de se fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.

Para obter maiores informações, por favor, entre em contato com nossos consultores.

Equipe PerspectivaMKT.

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